sábado, 23 de abril de 2011

Como Fazer um Currículo

    Possuir um currículo profissional bem feito e completo é geralmente essencial para conseguir uma vaga dentro do emprego desejado. Hoje em dia, é ainda mais importante investir na produção desse documento, já que o mercado de trabalho encontra-se saturado em tantas áreas. No básico, deve conter informações pessoais, objetivos profissionais, formação, habilidades e experiência, também o histórico profissional. Além de tudo, cada área de trabalho possui um conteúdo específico que deve fazer parte do curriculum vitae (CV) dos candidatos que visam à contratação.
    Um protótipo de currículo básico que pode ser utilizado, aproximadamente, apresenta-se a seguir, além de algumas orientações:



  (1) Coloca-se (ao topo da folha) nome, endereço, telefone e email para contato, e data de nascimento. Não é necessária informação extra que não seja pedida pela empresa, como números de documentos, religião, entre outras.
  (2) Em seguida, um objetivo profissional específico de preferência. Currículos genéricos são mais fáceis de serem descartados. No entanto, se não houver um cargo exclusivo em mente, é recomendável a montagem de currículos diferentes para empresas diferentes, apresentando uma função distinta em cada documento. A pessoa que seleciona os candidatos dificilmente se arriscaria a colocar alguém no cargo sem habilidades próprias da área em questão.
  (3) Acrescenta-se um texto resumido com qualificações profissionais, contendo características apreciadas para o bom desempenho, com propriedade e qualidade, dentro do cargo especificado.
  (4) Outro texto, com referências profissionais, que contenha o cargo, as atividades desenvolvidas e os sucessos obtidos em empregos recentes.
  (5) A formação educacional pode ser citada como finalização. É necessário apenas o último ensino completo; por exemplo, se houve formação no ensino superior não há por que informar anteriores, como o ensino médio e fundamental, pois estará explícito. A inclusão de congressos, cursos extras e outros complementares, é interessante quando tem a ver com a área de trabalho a qual a pessoa ambiciona.
  No caso de falta de experiência profissional, o modelo de currículo ideal é aquele cujo enfoque está nas experiências de vida que demonstram capacidades requeridas no emprego, além do propósito de empenho em vir a ser um bom profissional. E, é claro, citar situações que comprovem as qualidades, mesmo que triviais, como a liderança em trabalhos em equipe no Ensino Médio, entre outros destaques vividos. Características como: dinamismo; facilidade de comunicação, organização, negociação e liderança, etc. Enfim, tudo o que for de interesse dentro de qualquer profissão, sem esquecer-se do conteúdo básico. É bom ter em mente que não é uma estratégia inteligente simular alguma qualidade ou realização, já que os conhecimentos serão postos em prática no trabalho e então não haverá como esconder a verdade.
  Não é preciso que o currículo profissional seja extenso ou minucioso para que seja satisfatório. Ao contrário, conteúdo sem valor prático torna o documento tedioso para quem o avalia, sendo que aquele que possuir apenas informações relevantes obterá maior atenção. A revisão final, a correção e formatação do documento são processos de extrema importância. Investir na apresentação de um CV qualificado e bem feito é um passo inicial que faz toda a diferença, pois a primeira impressão é sempre a que fica.
   Passa a etapa do currículo resta se preparar bem para as possíveis entrevistas de emprego e manter sempre o otimismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário