quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vamos Aprender

Hoje aqui no blog vou começar a postar materias sobre o trabalho embarcado e um dicionário com termos técnicos que é bastante usado no mercado de trabalho tanto offshore quanto onshore aproveite para aprender pois será muito útil e dizer para aqueles que ainda não conseguiram um emprego que aproveitem para fazer mais cursos, ler pois a hora vai chegar e quanto mais conhecimento melhor e agradecer a todos pelas visitas e dizer quando tiverem alguma dúvida mandem um email de contato para que eu possa responder, podem mandar artigos ou vagas de emprego que postarei com maior prazer.

Abastecimento interruptível: abastecimento sujeito a interrupção a critério da companhia distribuidora ou de acordo com condições estabelecidas em contrato.


Abertura de arco: depressão superficial, causada por um arco elétrico, entre um eletrodo de solda ou outro componente no circuito de soldagem e o material da tubulação.


ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas.


Abrigo: construção especialmente destinada a receber um ou mais medidor-reguladores ou recipientes de GLP, sejam eles individuais ou coletivos, com seus respectivos complementos.


Absorção: processo de separação de misturas em seus componentes, possível graças a absorção mais rápida de alguns desses componentes. Um exemplo é a extração dos componentes mais pesados de gás natural.


Aço-carbono: aquele em que não é especificado nem exigido algum conteúdo mínimo de alumínio, boro, cobalto, nióbio, molibdênio, níquel, titânio, tungstênio, vanádio, zircônio ou qualquer outro elemento adicional, para obter um efeito de liga; quando a porcentagem mínima especificada de cobre não excede 0.40% ou quando o conteúdo máximo especificado de qualquer dos seguintes elementos não exceda as porcentagens: manganês 1,65%; sílica 0,60%; cobre 0,60%.


Aço-liga: considera-se um aço-liga quando a porcentagem máxima dos elementos de liga que contém, excede um ou mais dos limites seguintes: manganês: 1,65%; sílica: 0,60%; cobre: 0,60%. Ou quando se exige uma porcentagem definida ou uma quantidade mínima de qualquer dos elementos seguintes dentro dos limites da fabricação de aços liga: alumínio, boro, cromo, cobalto, nióbio, molibdênio, níquel, titânio, tungstênio, vanádio, zircônio. Ou quando qualquer outro elemento de liga é adicionado para obter um efeito de liga desejado.


AGA: Associação Americana de Gás (American Gas Association)


AISI: Instituto Americano de Ferro e Aço (American Iron And Steel Institute).


Alívio: abertura num tanque ou outro equipamento selado para evitar escapamento de material a pressões normais; armado de forma a se abrir automaticamente para aliviar o excesso de pressão. Pode ser armado para abertura manual e despressurizar o equipamento como desejado.


Anodo de sacrifício: pólo positivo num sistema eletrolítico, tal como aplicado na proteção catódica; é o eletrodo no qual a oxidação ou corrosão ocorre.


ANSI: Instituto de Normas Nacionais Americanas (American National Standard Institute). Equivale à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)


API: American Petroleum Institute. É também medida numérica da densidade do petróleo bruto; quanto menor o grau API mais frações pesadas ele possui.


Aparelhos de cocção: aparelhos a gás destinados ao cozimento e preparo de alimentos, tais como: fornos, fogões, cafeteiras, etc.


Aparelhos hermeticamente isolados: aqueles que recebem o ar necessário à combustão diretamente do exterior e descarregam os produtos de combustão para fora do ambiente onde se encontram.


Aquecedor de acumulação: aparelho com reservatório de água que se mantém aquecido em contato com o calor gerado na combustão de gás, onde a temperatura da água é controlada por meio de um termostato instalado no aquecedor, sendo a circulação da água forçada ou por gravidade. Recomendado para instalações residenciais e comerciais com alto fator de simultaneidade ou com diversos pontos de consumo de água quente.


Aquecedor instantâneo: aparelho no qual a água é aquecida à medida que passa através do mesmo, fluindo diretamente ao ponto de utilização.


Ar: mistura de nitrogênio, oxigênio, vapor de água, dióxido de carbono, argônio, neônio e pequenas quantidades de outros gases raros. Para todos os fins práticos de combustão, o ar pode ser considerando como composto, em volume, de oxigênio (O2) 20,9%; nitrogênio (N2) 79,1%; e, em peso, de oxigênio (O2) 23,15%; nitrogênio (N2) 76,85%. A densidade absoluta do ar a 15,5ºC e ao nível do mar é de 1,22 kg/m3.


Ar de combustão: ar que reage quimicamente com o combustível no processo de queima.


Ar em excesso: ar que passa através da câmara de combustão e dutos de tiragem, em excesso ao que é teoricamente necessário para combustão completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário