sábado, 15 de outubro de 2011

Encontrar o emprego certo exige esforço e autoconhecimento.

                                       

           Encontrar o emprego certo exige esforço e autoconhecimento.

  De repente você se vê desempregado, com seu dia todo disponível e fica imaginando como irá fazer para preencher um tempo que antes simplesmente voava. As conhecidas 8 horas de jornada não eram suficientes nem mesmo para as tarefas mais simples de um dia conturbado de trabalho, e agora se arrastam vagarosamente. Não se desespere, especialmente se seu objetivo for encontrar uma colocação no mercado que finalmente deixe você e seu empregador satisfeitos.

  Procurar emprego dá trabalho e não tem nada a ver com lazer. Exige planejamento e determinação, mas acredito que isso não seja novidade para ninguém. Entretanto, quando falamos em autoconhecimento e sucesso profissional, as pessoas costumam arregalar os olhos e surpreender-se, pois não enxergam relação entre os dois. Mas a verdade é que todos aqueles, ou pelo menos a grande maioria dos empresários bem sucedidos e profissionais de carreira brilhante, sabem claramente quais as características que o levaram ao topo, assim como tem total consciência sobre suas deficiências e como poderiam ser determinantes para seu fracasso. Portanto, faça agora mesmo sua listinha negra e busque no passado aqueles resultados de testes e avaliações de desempenho e competências que você nunca deu a devida importância.

  Por outro lado, vale ressaltar que tão ou mais importante do que conhecer-se bem é saber como usar esse conhecimento. Tratar essa informação como um precioso artifício de guerra é o que pode diferenciá-lo de outros milhares a procura do sonhado emprego. Afinal, de que valem os tão temidos testes psicológicos se após seu resultado não houver uma análise profunda do que foi apresentado e a definição de um plano de ação que minimize os efeitos de suas “fraquezas” e utilize seu “potencial” para alcançar o sucesso. Olhe para trás e traga a memória os elogios e advertências que recebeu na sua trajetória profissional e pessoal. Procure reconhecer em si o que é verdadeiro e como afetou sua vida profissional.

  Mas voltando ao início, quando falei em planejamento e determinação, não posso deixar de mencionar o quanto é importante seguir as regrinhas básicas para se encontrar um emprego:
 

  • Elabore um currículo eficiente e mantenha-o sempre atualizado;
  • Estabeleça uma rotina e a cumpra com determinação;
  • Defina os meios de divulgação do seu currículo;
  • Selecione as empresas que lhe interessam e, com quem ou como fazer contato;
  • Faça uma lista de pessoas que conhece, onde trabalham e de que maneira podem lhe indicar um emprego. Entre em contato com elas;
  • Mantenha-se informado sempre;
  • Use o telefone sem medo, um contato pessoal é sempre mais eficiente;
  • Esteja sempre pronto para fazer um contato de trabalho:

  Agora, para aqueles que fizeram uma autoavaliação e conhecem bem seu perfil, avalie cada proposta sob essa nova perspectiva e quando aceitar uma delas, inicie de uma forma diferente. Seja honesto consigo mesmo e lembre-se sempre de que você aprendeu a usar seu potencial a seu favor. Não caia na velha armadilha de seguir o barco. Você tem suas qualidades, as conhece e agora chegou à hora de usá-las a favor da empresa com a qual está colaborando e seguir em frente.


Andréa C. Contrucci


Fonte:vagas de emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário