quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Petrobras aprova contratação de 26 sondas para águas profundas


O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta-feira a contratação de 26 sondas para perfuração em águas profundas, com prioridade para a região do pré-sal.
Segundo uma fonte envolvida no assunto, 21 sondas serão encomendadas à Sete Brasil e 5 à Ocean Rig.
A estatal havia aberto a licitação das 21 sondas em junho do ano passado, e apenas a Sete Brasil e a Ocean Rig, do empresário German Efromovich, foram qualificadas. Na reunião do conselho desta quinta-feira, decidiu aumentar a encomenda.
A Sete Brasil é uma empresa formada pelos fundos de pensão Petros, Previ, Funcef e Valia, além dos bancos Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal.
A Petrobras tem 10% do capital.
Confiante na vitória, a empresa já havia firmado a construção de uma unidade no estaleiro Jurong Aracruz que está sendo construído no Espírito Santo.
Em dezembro a Petrobras havia cancelado a licitação, alegando insatisfação com os preços apresentados, e iniciou negociação bilateral com as empresas.
A primeira licitação, para um lote de sete sondas, foi vencida pela Sete Brasil, que está construindo as sondas no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. O valor de cada unidade atingiu US$ 662,4 milhões --a previsão é de que entrem em operação em 2015.
O arrendamento terá custo de cerca de US$ 475 mil para a Petrobras por dia.
As sondas terão que ser construídas no Brasil e terão capacidade para perfuração a 3.000 metros de profundidade.

fonte: folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário