domingo, 18 de novembro de 2012

Comércio contratará dois mil temporários

Os comerciantes do estado do Rio de Janeiro deverão con-tratar 3,3% menos trabalhadores temporários para atender ao aumento da demanda deste Natal, Ano Novo e verão, em relação a 2011, de acordo com pesquisa divulgada semana passada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), que apontou expectativa de contratação de 29,7% para o período, o que corresponde a cerca de 85,8 mil trabalhadores. Em Campos, a expectativa é de geração de aproximadamente dois mil empre-gos temporários, ficando na média dos anos anteriores.
— O comércio de um modo geral, no âmbito nacional, está um pouco preocupado e al-gumas cidades estão contratando menos, e isso é compre-ensivo. Em Campos, por causa do seu grande mercado interno e o fato de ser um polo regional, vamos manter a contratação, já que, com a melhora da economia e a redução do endividamento dos consumidores, sem falar no 13º salário, temos uma expectativa de aumentar as vendas — ressaltou o presidente da Câmara de Di-rigentes Lojistas de Campos (CDL), Marcelo Mérida.
A federação destaca que a redução das contratações no estado ocorre porque os estabelecimentos já estão com um número elevado de trabalhadores, em um cenário econômico bastante aquecido, ficando mais difícil agregar ao mercado novas vagas. O varejo, por exemplo, vem se destacando entre os setores com desempenho diferenciado, aumentando a concorrência e exigindo uma qualificação melhor do funcionário, que vai atender um consumidor cada vez mais exigente.
De acordo com a Fecomér-cio, cada estabelecimento deve contratar, em média, cinco funcionários temporários, e a possibilidade de efetivação au-mentou de 80% para 83,2% em relação a 2011. Mais de 64% dos comerciantes começaram a contratar temporários este mês e 31,7% pretendem con-tratar em dezembro. Em rela-ção ao período em que pretendem manter esses funcionários, 42,1% dos comerciantes infor-maram que até janeiro de 2013 e 40,9% até o fim de dezembro.
Em Campos, segundo Marce-lo Mérida, algumas empresas de grande e médio porte fizeram um processo de seleção em outubro, mas somente este mês deverão efetivar as con-tratações. “As pequenas lojas começaram a contratar no início de mês, quando o movimento passou a crescer”, expli-cou o presidente da CDL.
De acordo com o presidente do Centro de Dados de Campos (Cidac), o economista Ranulfo Vidigal, no último trimestre do ano, 40% do comércio é for-talecido com novas contrata-ções. Segundo ele, a demanda cresce e a economia fica mais em evidência nos setores de vestuário e eletroeletrônicos. “Como vamos ter gente para comprar, temos que ter gente para vender e atender os clien-tes. Por isso, a tendência destes meses é de aumento no núme-ro de contratações”, destacou.
Maria Luíza Pacheco faz par-te do grupo de trabalhadores que depositam no emprego temporário as esperanças de retornarem ao mercado de tra-balho. “Sou vendedora, mas es-tou desempregada há três meses, mais ou menos. Só que já estou correndo atrás de uma vaga temporária para esse pe-ríodo de final de ano, porque é uma ótima oportunidade de voltar ao mercado. A empresa pode gostar do meu serviço e depois me efetivar”, disse Ma-ria Luíza, 22 anos.
Jovem, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, muitos em busca do primeiro emprego. Esse é o perfil médio do trabalhador temporário.
Plantão — Após acordo fir-mado entre o Sindicato do Co-mércio Varejista de Campos e o Sindicato dos Empregados no Comércio e da reunião com comerciantes do Centro, as en-tidades representativas estão em campanha para que todo o comércio permaneça aberto no feriado de terça-feira. (J.B.M.)

Fonte: folha da manha

Nenhum comentário:

Postar um comentário