quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Marinha abre seleção para 2.200 vagas no curso de aprendiz-marinheiro


A Marinha realiza concurso público para preencher 2.200 vagas no curso de admissão às escolas de aprendizes-marinheiros. Podem participar apenas candidatos do sexo masculino.


Para concorrer a uma das vagas é preciso ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2014; não ser casado ou ter constituído união estável; ter concluído o ensino fundamental até 13 de janeiro de 2014.

As inscrições podem ser realizadas entre 8h do dia 8 de fevereiro e 23h59 do dia 15 de março nos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou pessoalmente em uma das ORDI (Organizações Responsáveis pela Divulgação) listadas no anexo I do edital. O valor da taxa é de R$ 12.

Curso


O curso de formação de marinheiros será conduzido nas EAM (Escolas de Aprendizes-Marinheiros), sob regime de internato, e tem duração de 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval.

Durante o curso, os aprendizes receberão alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração.

Atualmente existem quatro EAM: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).

No momento da inscrição, o candidato poderá manifestar preferência por cursar em uma das EAM. Entretanto, a Marinha reserva-se o direito de, a título de redução dos custos com transporte ou a bem da Administração Naval, designar o candidato para qualquer outra das Escolas, atendendo, se possível, à classificação do candidato.

Estágio


Ao concluir o curso com aproveitamento, o aprendiz-marinheiro assumirá compromisso de tempo de serviço por dois anos contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros.

Após a conclusão, aprendiz será promovido à graduação de marinheiro e poderá ser designado para servir a bordo de navio ou organização militar onde cumprirá estágio inicial destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação.

Apenas os marinheiros aprovados no estágio, considerados então plenamente adaptados à carreira naval, poderão permanecer no SAM (Serviço Ativo da Marinha).

Desde que alcance os requisitos mínimos previstos no Plano de Carreira de Praças da Marinha, pela legislação em vigor, a última graduação na carreira de praça é a de suboficial.

Etapas


O concurso será constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva contendo 50 questões de conhecimentos gerais de matemática, português e ciências; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de dados biográficos.

As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luis (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Santos (SP).

A data de aplicação do exame objetivo será divulgada a partir do dia 15 de abril.

Fonte: Uol empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário