segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pronatec abre inscrições para cursos gratuitos



Com objetivo de aumentar as oportunidades de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, o Ministério da Educação abriu o prazo de inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional e de formação inicial e continuada em todo o Brasil.
São diversas opções de cursos, tais como: agente comunitário de saúde, atendente de nutrição, auxiliar de laboratório e saneamento, balconista de farmácia, bombeiro, recepcionista, maquiador, libras, recreador, auxiliar administrativo, ajustador mecânico, desenhista mecânico, eletricista, lubrificador industrial, mecânico e operador em diversas especialidades, serralheiro, programador, soldador, tapeceiro, torneiro mecânico, almoxarife, operador de caixa, vendedor, copeiro, monitor ambiental, entre outros.
No total, são 443 opções de cursos em 11 eixos tecnológicos. O candidato pode indicar três cursos de interesse, e de acordo com a disponibilidade de vagas, será notificado por e-mail para efetuar inscrição.
Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
São dois tipos de cursos: técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração de um ano.  Já os de formação inicial e continuada, mais os de qualificação profissional são para os demais interessados que já tenham concluído o ensino médio. Neste caso, a duração será de dois meses.
A carga horária varia entre 160 e 400 horas, conforme a opção escolhida. Com cronograma previsto para realização nos meses de abril, maio e junho, os cursos serão ministrados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem).
Além de todas as capitais brasileiras, o Pronatec oferece cursos também em diversos municípios do país. O interessado pode ter acesso a lista completa de cidades no site do programa.
O Pronatec foi criado em 2011 com intuito de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o Ministério da Educação, o programa já atendeu a 2,5 milhões de brasileiros e até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Para este ano, estão previstas 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.
As inscrições vão até o dia 15 de março, no site www.pronatec.mec.gov.br. Candidatos pré-selecionados deverão efetuar a matrícula no período entre 21 e 27 de março na unidade na qual optou estudar. As chamadas ocorrerão entre 28 de março e 3 de abril, com início das aulas no mesmo mês.
 Fonte: Uol empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário