terça-feira, 23 de julho de 2013

Empresas se unem para comprar Porto do Açu


As informações são do site Valor Econômico, desta terça-feira. As companhias estão tentando evitar que empresas estrangeiras comprem a operação
Empresas brasileiras do setor siderúrgico e de mineração podem comprar o Porto do Açu, da MMX, braço de mineração de Eike Batista. As informações são do Valor Econômico, desta terça-feira.

De acordo com a reportagem, a ideia é utilizar o porto para o escoamento de minério de ferro produzido no estado de Minas Gerais e destinado para exportação. Além disso, as companhias estão tentando evitar que empresas estrangeiras comprem a operação.

A MMX já havia confirmado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que mantém conversas com a Glencore Xstrata e a Trafigura. O Porto do Açu tem capacidade de embarcar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Ainda segundo a reportagem, entre as companhias que operam no Brasil, a Usiminas, Gerdau e ArcelorMittal estariam interessadas no negócio. Já a Vale e a CSN enfrentariam problema com o Cade, uma vez que já possuem terminais portuários próprios.


As duas empresas, no entanto, poderiam ter uma participação indireta na operação, de acordo com a reportagem. Isso porque, A Vale, CSN, Gerdau e Usiminas são sócias na MRS Logística – que pode participar como minoritária no negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário