sábado, 31 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde de São João da Barra abre inscrição para Cuidador de Idoso

A Prefeitura de São João da Barra através da secretaria de Saúde está disponibilizando aos munícipes vagas para o 1º Curso de Formação de Cuidadores Informais de Idosos. As inscrições teve início ontem sexta-feira (30), e seguirá até o dia 13 de setembro, das 9h às 16h, nas salas 01 e 07, da Policlínica, no Centro. O curso, que faz parte do Programa Saúde do Idoso, começa no dia 14 e será ministrado durante três meses, nas dependências do Grupo da Terceira Idade Maria Júlia de Aquino.
A coordenadora do programa, geriatra Shirley da Silva Barreto de Lao, vai capacitar os interessados em atuar em casas de repouso, clubes da terceira idade, acompanhamento domiciliar e/ou Home Care.
“Com a capacitação de pessoas que trabalham de forma informal teremos uma maior qualidade de vida para os nossos idosos e é por esta razão que vamos ministrar o curso durante três meses, sendo dois de aulas teóricas e um de aulas práticas”, disse a médica.
O curso tem como público alvo a sociedade civil, profissionais de saúde, de educação e assistentes sociais. Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos e apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de escolaridade. Toda a documentação deve ser apresentada em original e a cópia.
De acordo com a Drа Shirley, para ser cuidador de idosos é importante que as pessoas tenham acima de tudo responsabilidade e amor ao próximo.
“A pessoa tem que ser capaz de zelar pela saúde e bem estar da pessoa assistida, pelos cuidados básicos diários (alimentação, higiene pessoal, lazer e socialização), pela segurança física e mental do idoso, pela supervisão na administração das medicações prescritas pelo médico, além de acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades cotidianas”, ressaltou.


Fonte: portal ozk

Nenhum comentário:

Postar um comentário