segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Faetec: milhares de vagas para vários cursos


Do total de vagas oferecidas, 7.640 são destinadas aos cursos Técnicos visando atender setores estratégicos da economia do Estado.

 A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para 9.620 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Técnico de Nível Médio e Superior (Licenciatura e Tecnólogo), todas para ingresso em 2014. Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação, até 11 de novembro.
Com foco para atender a crescente demanda por mão de obra especializada, os cursos Técnicos formam profissionais preparados para o mercado de trabalho. 
– Com a oferta de quase 10 mil vagas para todos os níveis de ensino, a Faetec fechará 2013 com chave de ouro, consolidando, definitivamente, seu papel de maior rede de ensino técnico do país e responsável pela inserção de milhares de cidadãos no mercado de trabalho – destaca o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.  
Do total de vagas oferecidas, 7.640 são destinadas aos cursos Técnicos visando atender setores estratégicos da economia do Estado como: Hospedagem, Análises Clínicas, Agenciamento de Viagens, Telecomunicações, Construção Naval, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, entre outros.
– A Fundação, com essa grande oferta de vagas da Educação Infantil ao Ensino Superior, mais uma vez, reforça o seu papel de proporcionar ensino público, gratuito e de qualidade para o cidadão Fluminense. São oportunidades para a formação humana e a qualificação Técnica e Superior que visam atender as necessidades do crescimento do Estado – ressalta o presidente da Faetec, Celso Pansera.  
Os cursos oferecidos na forma de concomitância externa somam 595 oportunidades e o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em uma instituição de fora, realizando apenas o Técnico na Faetec.
As 2.925 vagas de Ensino Técnico de Nível Médio integrado são para aqueles que, até dezembro, concluírem o Ensino Fundamental. O curso Normal de Nível Médio, para a formação de professores oferece 25 vagas somente no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes.
A forma de organização subsequente traz 3.760 vagas, destinadas a quem já concluiu ou concluirá até dezembro deste ano o Ensino Médio. O curso tem duração de um ano e meio.
O curso de Arte Dramática, oferecido na Escola Técnica Estadual (ETE) de Teatro Martins Pena, também na forma subsequente, possui prova prática para o processo de seleção, dividida em duas etapas, conforme edital. Para os candidatos deste curso, não será cobrada taxa de inscrição.   
Ainda na formação Técnica, são oferecidas oportunidades para a Especialização em Enfermagem do Trabalho, com 70 oportunidades e a Especialização em Enfermagem em Saúde da Família, com 35 vagas para aqueles que já concluíram o curso Técnico em Enfermagem. A duração do curso é de um ano. 
Já para a Educação Infantil são 348 vagas e para o Ensino Fundamental 905. A seleção será realizada tendo como base o número do primeiro prêmio da Loteria Federal, do dia 7 de dezembro. Há também 220 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e 15 para Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio (Emeja), com sorteio no mesmo dia. Para essas formas de organização não serão cobradas taxa de inscrição.
No Ensino Superior são 632 vagas para Licenciatura em Pedagogia e para os cursos de Tecnólogos como: Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Processos Gerenciais, Logística e Gestão Ambiental, dentre outros, oferecidos nas Faeterj e nos Institutos Superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário