domingo, 20 de setembro de 2015

Petrobras decide pela demissão de pelo menos 5 mil


Diante da necessidade de forte contenção de despesas, para fazer frente ao agravamento da sua situação financeira, a diretoria executiva da Petrobras aprovou nesta semana o corte de cerca de 5 mil funcionários terceirizados.

As demissões, já iniciadas há duas semanas, decorrem de rescisões ou não renovações de contratos com fornecedores e prestadores de serviços. Mesmo com os cortes já definidos, a estatal não descarta ampliar o número de demissões para reduzir ainda mais seus custos, conforme apurou o Broadcast, serviço de informação em tempo real da Agência Estado.

O comando da empresa decidiu intensificar as ações de redução de custo e reestruturação da empresa, com extinção de gerências, após a forte depreciação cambial do último mês e a perda do grau do investimento, na semana passada.

Rumores no mercado de capitais de um novo rebaixamento da nota de crédito do País por uma segunda agência de classificação de risco provocou nova queda acima de 3% nas ações da petroleira negociadas na Bovespa.

A Petrobras levará ao conselho de administração no próximo dia 30 mais detalhes do seu plano de reestruturação organizacional, que deverá enxugar ainda mais o quadro da empresa.

Também serão discutidos novos cortes no volume de investimento neste ano e até 2019. Em junho, a companhia já havia anunciado redução de 41% em seu plano de negócio, mas as premissas econômicas, como taxa de câmbio e cotação internacional do óleo, ficaram desatualizadas com o acirramento da crise.

Segundo Lucas Ferreira, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro(Sindipetro-RJ), o esperado é que o plano de reestruturação seja anunciado no dia 31 e inclua perdas de cargos de confiança, o que repercutiria em reduções salariais de empregados concursados.

Ele conta que o clima nos escritórios da petroleira é tenso. Ontem, 18, a empresa anunciou proposta de reajuste salarial abaixo da inflação em 2015, além do congelamento de valores de alguns benefícios trabalhistas.

Em nota, a empresa informou que a reestruturação ainda está em elaboração, mas que já houve retração de 3,2% em cargos de gerência. A maior parte dos cortes teria sido na área de abastecimento, segundo fontes.

A previsão é que as atuais divisões de áreas de negócio sejam remodeladas. A estatal também negocia revisão de contratos com fornecedores, como sondas e outros equipamentos.

Fonte: Campos24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário